quarta-feira, 28 de março de 2012

Brigadeiro de Cenoura

Páscoa, coelho, cenoura e chocolate...
HUMMMMM.....
...e se juntar tudo e fizermos um brigadeiro de cenoura?

Garanto que nem o coelhinho com sua visão perfeita vai notar diferença!!

Essa foi a abordagem que a minha amiga e Nutri, Marcela Sansone, deu em sua aulinha aos pimpolhos na escola em que ministra cursos sobre educação nutricional.
E eu estava lá, de ajudante, e conto que a garotada caiu de boca!
Até quem nunca tinha comido cenoura lambeu o potinho!

Pra provar que eu não estou mentindo, veja as fotos dos pimpolhos lambendo os dedos:




A nutris em ação:


Patricia Ambrogi=====>



Receita de Brigadeiro de Cenoura


Ingredientes
. 2 cenouras médias batidas no liquidificador com ¼ de xícara de leite de soja 
. 1 lata de leite condensado
. 2 colheres (sopa) de manteiga
. Açúcar cristal ou gergelim torrado para finalizar.

Modo de preparo:

Cozinhe as cenouras no vapor até elas ficarem bem molinhas, corte em pedaços médios e bata no liquidificador ou no processador com a bebida a base de soja. Reserve. 
Na hora de fazer o brigadeiro de cenoura você utiliza o mesmo processo do brigadeiro tradicional. 
Coloque na panela uma lata de leite condensado, toda a manteiga e as cenouras batidas. Misture bem e leve ao fogo médio. Misture sem parar usando uma colher de pau. Quando começar a descolar do fundo da panela, tire do fogo e deixe esfriar. 

Modos de finalizar:
1- Você pode enrolar e passar no gergelim                               2- Pode deixar em potinhos, para comer de colher













3- Enrolar bolinhas e apertar com os dedos até ficar em um formato de cone. Espetar no palito enfeitado com fitinha verde e passe no açúcar cristal ou no gergelim torrado. Com o lado liso de uma faca, encoste de leve no brigadeiro para fazer as “ranhuras” da cenoura. 




E prontinho! É só escolher o jeito que mais gostou e consumir!

Dica da nutri: Não abuse na hora de comer as cenouras, pois afinal vai leite condensado na preparação, certo?! O ideal é comer de 2 a 3 cenourinhas prontas.

terça-feira, 27 de março de 2012

SALMÃO

Além de saboroso é altamente nutritivo.
Que tal variar um pouco seu cardápio e colocar mais peixes em sua dieta?

Conheça um pouco mais sobre o SALMÃO:
É um peixe de águas frias que funciona como protetor do coração, pois é rico em ácidos graxos ômega-3, que evitam a formação das placas que obstruem as artérias, reduzem o colesterol e combatem os triglicerídeos. 

De acordo com diversos estudos científicos, comer salmão de duas a três vezes por semana garante benefícios para a saúde de crianças, adultos e idosos. Pode ser consumido: assado, grelhado e também em forma de sashimi.

O salmão é rico em proteínas de alto valor nutritivo, superior ao de carnes vermelhas (como as de boi e porco). Além disso, as proteínas dos peixes são de alta digestibilidade, favorecendo o processo de digestão.

O ômega-3 está presente em maior quantidade nos peixes de águas salgadas e frias, como atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão. Os de águas doces também apresentam ômega-3, mas em quantidade muito inferior quando comparados aos primeiros.

sábado, 17 de março de 2012

Frutas e vegetais podem deixar as pessoas mais bonitas

Se o fato de frutas e vegetais serem alimentos nutritivos não é suficiente para provocar uma mudança na dieta alimentar, é possível que a descoberta de cientistas ingleses funcione: estes alimentos podem deixar as pessoas mais bonitas.

A experiência feita pelos pesquisadores da universidade britânica de St. Andrews mostrou que o aumento no consumo de frutas e vegetais deixa as pessoas mais atraentes em apenas seis semanas. Para comprovar o fato, o grupo acompanhou a mudança na dieta alimentar de 35 pessoas e registrou em fotos as mudanças físicas apresentadas por elas.

Conforme publicado no jornal Daily Mail, as frutas e vegetais são ricos em carotenóides, que protegem contra o dano celular ocasionado pelos raios UV e poluição, além de prevenir doenças relacionadas à idade, como o câncer e outros problemas cardíacos.

Antes mesmo deste experimento, já era conhecido que a ingestão extrema de alguns vegetais poderia resultar em alterações na tonalidade da pele. No entanto, isso foi percebido em pigmentos vermelhos e amarelos, além dos mais conhecidos laranjas. O resultado, conforme publicado na revista PLoS ONE, foi uma tonalidade mais atraente, resultante do aumento dos níveis de carotenóides.

Existem diversos tipos de carotenóides, no entanto, os que demonstraram maior impacto na pele foram o licopeno e o beta-caroteno, presentes em tomates e pimentões vermelhos, cenouras, brócolis, abóbora e espinafre. As substâncias polifenóis, encontradas nas maçãs e cerejas, permitem que o sangue circule melhor na pele, alternado também a tonalidade.

Ross Whitehead, que lidera o estudo, explicou que os resultados também foram percebidos em pessoas que já comiam verduras e frutas, mas aumentaram as porções diárias deste alimento.

Em entrevista ao CicloVivo, Dave Perret, um dos pesquisadores do estudo, esclareceu que os jovens foram fotografados em laboratório, no início e ao fim do período de estudo, sendo utilizado um espectrofotômetro para gravar a vermelhidão da pele, o amarelecimento e a leveza. Assim, as imagens mostram como a mudança de cor seria, mantendo todo o resto constante. Sendo assim, elas não são fotografias de antes e depois. “Se usássemos imagens diferentes alguém poderia dizer que esta pessoa não é diferente por causa da cor mas sim por causa da pose, ou que o sorriso mudou”, disse Perret.

Foto: A cor resultante ao final do estudo foi aplicada na fotografia tirada no início do estudo
Créditos: University of St Andrews
Fonte: Ciclo Vivo, através do site http://www.meunutricionista.com.br/noticias.exibir.php?id=2810 em 09/03/2012.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Receita de Sal de Ervas

O Sal de Ervas é um excelente tempero para cozinhar os alimentos e também para usar em pratos frios, como as saladas.
Ele tem baixa quantidade de sal (por isso é super indicado aos hipertensos) e uma combinação de maravilhosa ervas que tornam seu prato extremamente saboroso. Além do que ele é deliciosamente aromático!
Em casa costumo fazer em grande quantidade e aos poucos vou passando para um saleiro menor, para uso no dia a dia!

A receita é super básica.
Você e quem experimentar sua comida irão amar!
Sem contar que estarão recebendo os benefícios das ervas nele contidas.

Segue os ingredientes:







Preparo:
Utilize 1 medida de cada ingrediente acima e meia medida de sal.
Por exemplo: 1 xícara pequena de cada erva e 1/2 xícara pequena de sal.
Colocar tudo em pilão ou liquidificador e moer até virar pó.
Colocar o Sal de Ervas em um pote de vidro ou saleiro.

DICA: use todos os ingrediente secos (desidratados),
pois assim seu 
Sal de Ervas vai durar mais tempo!
Mantenha o vidro em local seco, longe de claridade e calor!

terça-feira, 13 de março de 2012

Receita de Strogonoff de Proteína de Soja

Receitinha vegetariana (e também Vegana)

Hoje em dia o número de pessoas que não comem carne é bem grande e cresce ainda mais a cada dia.

Porém ainda existe um certo preconceito com a Soja.

Apesar dessa rica leguminosa e muitos de seus produtos não fazerem parte da dieta dos brasileiros, que se dizem não habituados a seu sabor, vários estudos mostram grandes benefícios a saúde humana.   Para aumentar o consuma da soja, é interessante que os profissionais da área tentem elaborar receitas e preparações diferenciadas ou com condimentos que reduzem ou mascarem o sabor residual.
Abaixo, segue a receitinha da minha mãe.
Acredite já "enganamos" várias pessoas da família que comem achando que é carne vermelha, principalmente minha avó, que só de escutar o nome "soja"  já tem calafrios! rsrs


Receita de Strogonoff de Proteína de Soja
 Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de proteína de soja (daquela maiorzinha);
- 1xícara (chá) de água morna (para hidratar a soja);
- 2 colheres (sopa)  de azeite;
- ½ cebola em rodelas;
- 2 colheres (sopa)  de  molho inglês;
- 2 colheres (sopa)  de catchup;
- ½ copo de água  quente;
- Temperos (sal, pimenta do reino, molho de pimenta);
- 10 azeitonas verdes sem sementes e picadas;
- 20 champignons  cortados;
- 1 colher (sopa)  de conhaque (OPCIONAL);
- 1 lata de creme de leite c/ soro (se for Vegano, pode usar o Creme de soja).

Modo de preparo:
          Para hidratar o a proteína de soja, coloque em um recipiente, 1 xícara (chá) de soja e 2 xícaras (chá) de água morna. Deixar por aproximadamente 20 minutos até absorver toda a água. Reservar. 
          A soja vai duplicar de tamanho.
        Em seguida virar em uma peneira para escorrer bem e passar umas três vezes em água corrente para sair bem a espuma e apertar bem para ficar bem seca. 
          É muito importante lavar a soja com água corrente até retirar TODA a espuma que fica (pois nessa espuma contém fitato, que deixa um gosto residual "ruim" na soja).
          Cortar cada pedaço da proteína em pedaços menores. Reservar.
          Colocar o azeite na panela, a cebola e fritar um pouco, em seguida colocar a proteína de soja, o molho inglês, o catchup mexer, (mexa até o caldo quase secar) depois colocar a água, o sal e outros temperos sempre mexendo, deixar em fogo fraco (como se estivesse refogando). Experimentar se está bom o tempero. Deixar secar um pouco. Colocar as azeitonas, champignon  e o conhaque.
         Cozinhar mais um pouco (caso fique muito seco pode colocar mais um pouquinho de água quente), por ultimo colocar o creme de leite, mexer bem, deixar mais alguns minutos no fogo baixo, desligar. Sirva em seguida.


Para acompanhar esse prato, você pode fazer batatas sautté e arroz integral ou ainda quinua.

Bon Apettit!!

sábado, 10 de março de 2012

Receita Caseira de Bebida Esportiva

Durante a atividade física, nosso corpo produz calor que é proporcional à taxa de trabalho realizado pelo músculo. E este  calor deve ser dissipado.
O suor (sudorese) é uma resposta fisiológica do organismo na tentativa de evitar que a temperatura corporal se eleve demais,  resfriando assim nosso corpo. 

Não é o ato de suar que faz nossa temperatura baixar, e sim o momento em que nosso suor evapora. 
Tanto é que se colocarmos a mão na parte do nosso corpo que mais transpira, ela vai estar geladinha!

(Por isso que as salas de ginástica com ar-condicionado não são tão bacanas...
o melhor mesmo é um espaço aberto com janelas, para que o calor possa se dissipar).

Se a atividade que praticarmos for de longa duração, é necessário então fazer a reposição hídrica, senão ao perder líquidos e não repor, podemos chegar a um quadro de desidratação. O que acaba diminuindo nosso rendimento e pode trazer riscos a saúde.

Para a reposição hídrica podemos ingerir Água ou os Repositores Isotônicos, que são mais indicados para atividades com mais de 45 minutos de duração.
As Bebidas Esportivas Isotônicas têm a função de reidratar o organismo, contendo água, carboidratos (glicose, maltodextrina) e eletrólitos (sódio, cloreto e potássio) perdidos no suor.
Os carboidratos além de serem fontes de energia para os músculos em atividade (melhorando a performance), também estimulam a absorção de líquidos e eletrólitos no intestino delgado. Os eletrólitos determinam a manutenção de líquidos corporais e evitam a diminuição de sódio plasmático (hiponatremia) que causa desidratação, tonturas, cãibras e pode levar à morte.



Saiba como preparar sua própria Bebida Esportiva (Repositor Isotônico)

Opção 1: 
3 colheres (sopa) de groselha + 1 litro de água + 1/4 colher (chá) de sal

Opção 2: 
4 colheres (sopa) de maltodextrina + 1 litro de água + 1/4 colher (chá) de sal

Opção 3: 
1 embalagem de gelatina + 1250ml de água + 1/4 colher (chá) de sal


sexta-feira, 9 de março de 2012

Pitaia ou Dragon Fruit

Saiba mais sobre essa fruta um tanto quanto exótica.









A “Pitaia, “Pitaya ou, Saborosa”, é um fruto nativo do México e América do Sul e também cultivados no Vietnã, Malásia, Israel e China 
O termo Pitaia significa fruta escamosa, também sendo chamada de Fruta-Dragão (Dragon Fruit) em algumas línguas, como o inglês. Como a planta só floresce pela noite (com grandes flores brancas) são também chamadas de Flor-da-Lua.



A FRUTA:
A fruta pode pesar entre 150-600 gramas e seu interior, que é ingerido cru, é doce e tem baixo nível de calorias. Da fruta se faz suco ou vinho; as flores podem ser ingeridas ou usadas para fazer chá. As sementes se assemelham às do gergelim e se encontram dispersas no fruto cárneo.

Existem 2 tipos: a vermelha e a branca (que tem casca amarela ou vermelha).

- As Pitaias de casca vermelha, são grande fonte de Vitamina C.
- Pitaias são ricas em fibras e minerais, principalmente fósforo e cálcio. As vermelhas são ricas em fósforo, as amarelas em cálcio.
- As sementes são ricas em gordura poliinsaturada, e as vermelhas em particular possuem pouca gordura saturada.
- Pitaias também possuem quantidades significantes de antioxidantes, que previnem os radicais livres.
- Em Taiwan, diabéticos usam a fruta como substituto para o arroz como fonte de fibras.
- A Pitaia supostamente aumenta a excreção de metais pesados e diminui o colesterol e pressão sanguínea. Comer regularmente alivia doenças crônicas do sistema respiratório.


UTILIDADE
Além dos citados acima, pode-se usar para o preparo de refresco, sorvetes, saladas, aperitivos, iogurte, mousses, geléias e doces.

Caso nunca tenha provado desta fruta e queira experimentar, você consegue encontrá-la no Mercado Municipal de SP.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Receita de Bolo de Abobrinha (Doce)

Aproveitando a Safra dos alimentos, segue abaixo uma receita com Abobrinha.


Receita de bolo de Abobrinha
(SIM, ABOBRINHA!)


Ingredientes: 

 Bater no liquidificador:
       - 2 xícaras 
(chá) de abobrinha picada; 
       - 2 xícaras (chá) de açúcar (usei o açúcar mascavo)
       - 3 ovos inteiros;
       - 1 xícara 
(chá) de óleo (usei óleo de canola);
       Usar a mesma xícara de medida para todos os ingredientes.

Em uma travessa colocar a mistura do liquidificador e acrescentar:
       - 3 xícaras (chá) de farinha de trigo;
       - 1 colher (sopa) de canela em pó;
       - 1 colher
 (sopa)  de essência de baunilha;
       - 2 maçãs picadas (pode substituir por uva passa);
       - Castanha do pará a gosto (opcional);
       - 1 colher
(sopa)  de fermento em pó.



Misture todos os ingredientes, deixando o fermento por último, leve ao forno pré-aquecido (180 graus) em assadeira untada e esfarinhada por aproximadamente 35 minutos. 


Retire do forno e polvilhe açúcar e canela.




Observações: eu utilizei 6 maçãs (daquelas da Monica) sem casca e 10 Castanhas.
Mas pode-se colocar nozes, uvas passas, etc...


DICA: Com as cascas de maçã você pode fazer um chá e acrescentar canela em pau. 

Pois esse bolo fica perfeito para se tomar com chá!

sábado, 3 de março de 2012

Tempo abafado mostra que o verão está chegando ao fim...


Isso explica porque várias pessoas vem reclamando o quão abafado tem estado os últimos dias!

Damasco seco e Ameixa seca
são excelentes opções de
"lanchinho" no seu dia-a-dia.
Mas se você ainda não incluiu essas maravilhas a sua alimentação, esse é o momento certo para isso!