quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Brasil e suas "dosesinhas" a mais...



Bom, hoje depois de muito tempo fui de fato ver o vídeo que estava rolando na internet, sobre uma cabeça de rato encontrada dentro da garrafa (lacrada) de um "refirgereco aí"... e os danos causados ao homem que bebeu o líquido do mesmo lote do produto.


Pra quem ainda não viu este video, segue o link abaixo

Eu como costumo ler muita coisa sobre alimentação, desde blogs, noticias da net, artigos até livros e sites internacionais, sei que no Brasil é permitido uma dosagem muito maior de alguns componentes (na maioria das vezes nocivos à saúde) do que fora do País.

Outro "alimento" que vem com um ingrediente "dose extra" é o novo Iogurte DANIO.
Segue abaixo um texto (escrito pela autora do canal DO CAMPO A MESA)  que explica um pouco:



["Embora não tenha nenhum apelo de grego, a origem da nova marca, batizada de Danio, está, de certa forma, ligada a essa categoria de iogurtes, caracterizada por ter uma consistência mais firme e um sabor mais acentuado."

"O Danio, que está sendo lançado hoje, é uma versão brasileira do iogurte grego que revolucionou o mercado americano. A marca já existe na Polônia e na Inglaterra, mas a fórmula é ligeiramente diferente, para se adaptar ao padrão dos consumidores de cada país. No Brasil, por exemplo, o iogurte é mais doce."

"O iogurte grego não passa de uma invenção marqueteira, diz o presidente Danone."

Brasileiro, você percebeu que é viciado em açúcar? É por causa do seu paladar, diz a indústria, que tudo aqui é mais doce. Quem tem que mudar isso é você.]


Infelizmente o órgão que deveria zelar pela vigilância e regularização dos alimentos (industrializados) aqui no Brasil é extremamente ineficaz.

Muitas substâncias alimentícias que fora do país são extremamente controladas na porcentagem que deve conter em um produto, aqui no Brasil esse composto dobra, triplica ou até multiplica indefinidamente de proporção.

Não entendo muito bem o porque dessa ineficácia!
Se a substância é cancerígena fora do Brasil, porque aqui ela é aceita?
Governo envolvido? Farmácias? Descaso?

Consumidor, FELIZmente é você quem dita as regras.
Seja mais consciente! Saiba o que está colocando na sua boca e para dentro do seu corpo! 
E acima de TUDO: Faça escolhas saudáveis!

Pense nisso e
Alimente uma vida mais saudável
((♥))

Nenhum comentário: