quinta-feira, 4 de julho de 2013

O que comer na hora do aperto?

Bateu aquela fome?
Tenha sempre por perto alimentos saudáveis para comer
como lanche e também quando a fome apertar!

Ainda faltam 2 horas para sua refeição e você está com a sensação de que tem “borboletinhas“ voando no estômago? Pois é, parece que a fome chegou. É nessas horas de aperto que abrimos a geladeira ou o armário e comemos o que encontramos pela frente só pra “tapear” o estômago.

E é nesse momento que muitas vezes “enganados” pela fome acabamos comendo alimentos poucos saudáveis e compulsivamente até a fome aliviar. E provavelmente com essa prática acabamos prejudicando nossa próxima refeição (geralmente almoço ou jantar).

Para driblar a fome até a hora da refeição, tenha sempre por perto alimentos saudáveis que aliviam a sensação de fome e que não te “entopem” ao ponto de atrapalhar as grandes refeições.

Para isso,
- tenha sempre NA GELADEIRA:
  1. Queijo branco: para quem não é alérgico a leite e derivados, o queijo branco (por ter menos gordura) é uma ótima opção, pois ele é fonte de proteína e cálcio. Já para os alérgicos a lactose, uma opção interessante é o Tofu (queijo feito de soja).
  2. Iogurtes de frutas: para quem também não é alérgico, o iogurte é uma boa opção para variar o cardápio dos lanchinhos. Hoje existem no mercado inúmeras opções de iogurtes. Para beber, para comer, de diversos sabores, com pedaços de frutas, com cereais, etc...Sinta-se a vontade para escolher o que deseja. Porém, tenha o hábito de olhar o rótulo. Nele contém informações nutricionais importantes, como: quantidade de açúcar, gordura e calorias. Também não se esqueça de olhar a data de validade! Depois de feito isso, você tem a opção de escolher o que mais se adéqua a sua fome e ao seu plano alimentar.
  3. Palitos de legumes: uma idéia interessante é ter em potinhos palitos de cenoura, pepino e erva-doce. Por serem crocantes, gostosos e fáceis de comer, se assemelham muito aos “salgadinhos” de pacote que encontramos por aí, porém esses são super nutritivos.
  4. Frutas: estas devem estar sempre presentes. Principalmente a maçã, a pêra, a banana, a ameixa, o caqui, entre outras, pois seu tamanho as torna porção única. Além do que é super fácil de carregá-las. Basta lavá-las adequadamente, embrulhar em papel toalha ou colocar dentro de um potinho e pronto! Ela estará presente na hora da fome.
    As frutas são ótimas opções para os lanches, pois além das vitaminas e minerais, são ricas em fibras que saciam a fome e causam bem-estar.
  5. Picolé de frutas: são feitos a base de água, ao contrário dos sorvetes de massa, que são feitos a base de leite e possuem muita gordura. No calor é uma ótima opção, pois além de refrescar ajudam a hidratar o corpo.
  6. Froozen de frutas: são polpas de frutas congeladas e mantidas no congelador na própria forminha de gelo. É super fácil de fazer! Você pega a polpa da fruta de sua preferência, bate ela no liquidificador (para tornar mais fácil para bater, pode adicionar um pouco de água), despeja em forminhas de gelo e põe no congelador. Ai quando bater a fome é só retirar as porções da forminha e bater com água ou leite!

-tenha sempre NO ARMÁRIO:
  1. Barrinhas de cereal: assim como os iogurtes, as barrinhas possuem inúmeras opções. De diversos sabores, tanto doces quanto salgadas, com pedaços de frutas, com chocolate, etc...Mas não se esqueça de ler o rótulo e ver qual delas melhor se adéqua ao seu plano alimentar!
  2. Sementes e oleaginosas: castanha de caju, castanha do Pará (agora chamada de castanha do Brasil), amêndoas, sementes de girassol, soja e linhaça, são ótimas fonte de gorduras boas e fibras. Porém são calóricas! Então coma, mas sem exageros.
  3. Frutas secas, desidratadas ou liofilizadas: as frutas secas todos conhecem, mas o que são as desidratadas e liofilizadas? Na primeira, o alimento é aquecido até que a água evapore, já na liofilização o produto é submetido a baixas temperaturas e pressão, e a água passa diretamente do estado sólido para o gasoso. No mercado você consegue comprar frutas secas a granel. Já as demais os pacotes até se assemelham às embalagens de “salgadinhos”. Mas o petisco que trazem é bem diferente: pedaços de abacaxi, maçã, mamão e banana, entre outros, também sequinhos e crocantes.São super nutritivas e saborosas.
  4. Biscoitinhos, cookies, ou bolachas: busque sempre as opções integrais (pois são ricos em fibras e ajudam a saciar a fome) e com pouca gordura e açúcar. Existem no mercado porções individuais desses lanchinhos, ótimos para carregar.
  5. Chás: de infusão ou de saquinho, para consumir gelado ou quente. É ótima pedida para quem consome pouca água. Se quiser adoçar, utilize açúcar demerara, mascavo ou se for diabético use adoçantes como o estévia, pois são estas são opções mais nutritivas.
  6. Granola ou outros cereais: as porções individuais são boas, pois permitem que você não coma além da conta. Podem ser consumidas com leite de vaca, leite de soja, iogurte, frutas e até mesmo saladas. Possuem alto teor de fibras que dão sensação de saciedade.


Com as 12 dicas acima, não tem mais desculpas para errar nas combinações na hora da fome! E se você usar a criatividade, as dicas podem se multiplicar e evitar que caia na monotonia.

Veja abaixo:
-Faça molhos para comer com os palitos de cenoura, pepino e erva-doce;
-Acrescente frutas ou sementes e oleaginosas às saladas;
-Acrescente cereais aos iogurtes;
-Nos froozens de frutas, bata mais de 1 fruta e experimente novas combinações;
- O queijo branco, pode-se comer sozinho, colocá-lo como recheio em pães integrais ou acompanhado de geléia de frutas com pouco açúcar.
- Com as frutas além de consumi-las in natura, você também pode fazer sucos naturais, vitaminas ou até mesmo uma salada de frutas!



Além de saudáveis, alguns lanches acima citados são bem fáceis de carregar
na bolsa, no carro ou ter na gaveta do escritório!

Agora é só soltar a criatividade: Bom lanchinho e
Alimente uma vida mais saudável!
((♥)) 

Um comentário:

Claudio disse...

Excelente dica !!