sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Em Paz com o seu Sono e com seu Corpo

Nada como uma noite bem dormida... Além de nos encher de disposição e energia, ela ajuda a melhorar o humor. Mas será que dormir bem traz mais alguma vantagem pra nossa saúde?

Sim, com certeza! ENQUANTO DORMIMOS, NOSSO CORPO PRODUZ VÁRIAS SUBSTÂNCIAS, uma delas é o tal hormônio do crescimento, que muitos chamam de GH (do inglês “growth hormone”). Ele é UM GRANDE ALIADO DA SAÚDE DOS NOSSOS OSSOS. Mas não pára por aí. O que pouca gente sabe é que o GH também participa do equilíbrio do nosso peso. Traduzindo tudo isso, DORMIR BEM TAMBÉM É IMPORTANTE PARA MANTER O PESO EM DIA, evitando naturalmente que as famosas gordurinhas em excesso se instalem no corpo.

Outra coisa importante que acontece durante o sono é a queda na produção do “hormônio do estresse”, o cortisol. QUEM DORME POUCO, PODE TER MAIS VONTADE DE COMER DOCES E/OU MASSAS ALÉM DA CONTA porque ficam com excesso de cortisol no corpo, o que aumenta o "estresse" e a compulsão alimentar.

Bom, já deu pra gente entender que dormir bem é mais do que um prazer, não é? O SONO AJUDA A MANTER O CORPO EQUILIBRADO. Então, se suas noites não estão lá muito bem dormidas, vale a pena dar uma olhada nessas DICAS PARA TE AJUDAR TER ÓTIMAS NOITES DE SONO:

O SILÊNCIO AJUDA A RELAXAR, então evite qualquer barulhinho, por menor que seja, na hora de dormir. Nada de TV ligada ou aparelho de som, por exemplo. E caso tenha muito barulho vindo de fora da sua casa, vale a pena começar a pensar em colocar um isolamento acústico na janela do quarto.

VOCÊ DORME SEMPRE COM ALGUMA LUZINHA ACESA? Então antes de mais nada, está na hora de saber que qualquer luminosidade (mesmo as que parecem inofensivas, como da lâmpada do abajur ou do outro cômodo da casa) faz com que nosso organismo produza menos melatonina do que deveria. E pra quem não sabe, a melatonina é a substância que faz sentir sono e que faz a gente relaxar profundamente durante a noite. Por isso, quanto mais escuro seu quarto estiver, melhor.

APARELHOS ELETRÔNICOS (COMO COMPUTADOR, TV, CELULAR...) FICAM MUITO MELHORES EM OUTROS LUGARES DA CASA, MAS NÃO NO SEU QUARTO. Parece exagero dizer isso, mas a verdade é que eles emitem ondas eletromagnéticas (mesmo desligados!) que podem causar insônia por atrapalhar a produção das substâncias que nos fazem dormir bem.

O NEGÓCIO É NÃO FICAR PARADO! Se você ainda não faz atividade física com frequência, comece a pensar melhor nesse assunto. Escolha alguma atividade de que gosta e procure um profissional de educação física pra orientar seus treinos. À noite você vai sentir o corpo muito mais relaxado, aí vai ser fácil pegar no sono.

COMIDA LEVE, SONO PROFUNDODurante o sono, o corpo usa toda a energia que pode pra essas funções de que falamos até agora (e muitas outras). Por isso, se a refeição da noite for muito “pesada”, difícil para o organismo digerir, ele vai usar mais energia pra isso, e menos para o que realmente interessa nesse momento. Então, faça uma refeição leve até 1 hora e meia antes de dormir. Pode ser um jantar regado a saladas, verduras e legumes cozidos, com uma porção pequena de grãos integrais e de uma fonte de proteínas (como o tofu, ovo ou a quinua, por exemplo).

NÃO TOME MUITA ÁGUA ANTES DE IR PRA CAMAAfinal, ninguém gosta de ter que levantar no meio da noite pra ir ao banheiro, não é? E o problema maior nem está no incômodo de ter que levantar, mas sim em interromper o sono profundo e todo aquele trabalho que o corpo tem nesse horário. Beba pelo menos 1 litro e meio de água durante o dia (longe da hora de dormir).

VOCÊ PRECISA DE QUANTAS HORAS DE SONO? Na verdade, não existe uma regra que serve pra todo mundo. Então, pra descobrir o que é ideal pra você, é só prestar atenção em quantas horas você precisa pra estar com pique total no dia seguinte. Pra ter uma idéia, a maioria das pessoas fica bem com 6 a 8 horas de sono toda noite.

Agora pra terminar, a dica que não pode faltar: PREFIRA ALIMENTOS NATURAIS E INTEGRAIS TODO DIA. Além de serem os campeões da saúde, eles tem o que nosso corpo precisa pra finalmente fazermos as pazes com o travesseiro (e com a balança também!).

FONTE: Site da Mãe Terra

E então, prontos para terem um sono saudável e reparador?
Alimente uma vida mais saudável
((♥))

Nenhum comentário: