quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Lista da ANVISA dos alimentos com maior nível de contaminação

A cada 2 anos, a ANVISA faz uma pesquisa nos Estados do Brasil para analisar o nível de contaminação de agrotóxicos nos alimentos que ingerimos.

"O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) foi iniciado em 2001 pela Anvisa, com o objetivo de avaliar continuamente os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos de origem vegetal que chegam à mesa do consumidor. O PARA é coordenado pela Anvisa que atua em conjunto com as Vigilâncias Sanitárias (VISA) e com os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen)."

E acreditem ou não, nós Brasileiros, somos a população que mais ingere VE-NE-NO!!
Muitos deles são extremamente proibidos em outros países, ou até permitidos, mas com a dosagem MUITO, mas MUITO abaixo do que a utilizada em nossa agricultura.

No dia 29 de outubro de 2013, a ANVISA divulgou os resultados da pesquisa feita em 2012, confira abaixo um resumo dela, pego neste site.

Quase um terço dos vegetais mais consumidos pelos brasileiros apresentam resíduos de agrotóxicos em níveis inaceitáveis, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O que vem do campo pode não ter apenas nutrientes, mas também resíduos dos produtos usados para proteger as plantações. Agrotóxico em excesso ninguém quer.

CÂNCER

A ingestão de comida com excesso de agrotóxicos de forma prolongada pode causar câncer, problemas neurológicos e malformação fetal.

Pesquisas recentes mostram a relação da exposição a essas substâncias com doenças do sistema nervoso.

Em 2010, a Academia Americana de Pediatria fez uma pesquisa com 1.100 crianças e constatou que as 119 que apresentaram transtorno de déficit de atenção tinham resíduo de organofosforado (molécula usada em agrotóxicos) na urina acima da média de outras crianças.

Em 2010, foi usado 1 milhão de toneladas de agrotóxicos em lavouras do país. Ou seja, 5 kg por brasileiro.

Veja baixo a quantidade em porcentagem que cada alimento contém de contaminação.

1 Pimentão         91,8%
2 Morango 63,4%
3 Pepino 57,4%
4 Alface 54,2%
5 Cenoura 49,6%
6 Abacaxi 32,8%
7 Beterraba         32,6%
8 Couve 31,9%
9 Mamão 30,4%
10 Tomate 16,3%
11 Laranja 12,2%
12 Maçã 8,9%
13 Arroz              7,4%
14 Feijão 6,5%
15 Repolho 6,3%
16 Manga 4%
17 Cebola 3,1%
18 Batata 0%



Se você quiser ver o relatório completo que a ANVISA lançou, clique aqui!

A dica, queridos leitores é que você compre sim estes alimentos com maior índice de agrotóxicos, mas que os compre ORGÂNICOS!
Não precisa ficar sem comer Pimentão, Morango, Pepino e Alface.
Mas neste caso leve consuma ORGÂNICOS.

Nós deveríamos SEMPRE optar pelos orgânicos em nossa mesa. Mas como ainda nem todos temos o costume, que pelo menos criemos o hábito de comprar esses, que na agricultura convencional são os mais envenenados.

Caso queira saber mais sobre orgânicos, clique no link abaixo, que eu explico melhor:


Seja um consumidor consciente!
Alimente uma vida mais saudável
((♥))

Nenhum comentário: