segunda-feira, 24 de março de 2014

Programa Bela Cozinha, na GNT


Olá, queridos leitores e amigos!
Como sempre digo que conhecimento a mais nunca é demais e o que é bom deve ser partilhado, venho hoje compartilhar de uma nova descoberta que me deixou fascinada!

É o programa sobre alimentação chamado BELA COZINHA, da Bela Gil, filha do Gilerto Gil, que passa na GNT.

Neste programa ela passa de uma forma muito clara os conceitos e filosofia de uma alimentação saudável, o que vai super de encontro com o que eu penso e recomendo aos meus clientes, amigos e família!

Segue abaixo 17 mandamentos da Bela Gil, comentados por mim (comentários em azul):
1)     Manter o pH do sangue alcalino com uma alimentação baseada em plantas, grãos e feijões. 
A ingestão de limão diariamente ajuda a manter o organismo alcalino. Por isso recomenda-se o consumo de água morna pela manhã com gotinhas de limão ou ainda o suco de couve, sempre tendo limão como 1 de seus ingredientes
2)     Comer devagar e mastigar muito bem os alimentos. 
Afinal a digestão se inicia na boca. Quando ingerimos alimentos sem mastigar corretamente, vai para o nosso organismo moléculas muito grandes, que o nosso intestino não é capaz de absorver completamente, gerando assim um quadro de disbiose intestinal.
3)     Evite beber líquido nas refeições e opte por chás digestivos após as refeições. 
Os líquidos junto com as refeições fazem com que a gente "engula" o alimento, como se fosse um comprimido. Quando diminuímos o consumo de líquidos junto com as grandes refeições, nos forçamos a mastigar mais os alimentos até que formem uma papinha e assim poder engolir, sem precisar beber alguma coisa pra "empurrar" o alimento pra dentro. Além do que não causa nenhum desconforto gástrico.
4)     Quantidade altera a qualidade dos alimentos– a diferença entre o remédio e o veneno está na dose.
Sempre digo isso. A própria natureza é sazonal. Então aproveite para consumir sempre os alimentos da época. Isso garante variedade tanto no sabor, quanto nos nutrientes que está ingerindo.
5)     Coma quando estiver com fome! 
Escute mais a si mesmo e perceba se o que está sentindo é realmente fome ou carência? Ansiedade? Depressão? Estresse? etc...Na dúvida, beba 1 copo dágua, espere 10 minutos. Se ainda estiver com fome, então coma!
Em alguns livros falam que "se você não está com fome suficiente para comer 1 maçã inteira, então você não está com fome"!
6)     Troque o supermercado pela feira.
Dica ultra importante esta! Lembre-se sempre que alimento de verdade não tem rótulo e nem propagandas na TV, OK?
Quanto mais natural e local for sua alimentação, melhor!
7)     Controle a ingestão de sal e água.
Aqui nem é necessário comentário, certo?
8)     Auto conhecimento - perceba como você se sente após comer certos alimentos. 
Aqui outra dica importantíssima!
Cada organismo é diferente do outro, pois temos nossa individualidade, gostos e tolerâncias muito particulares. Se perceba! Saiba do que o seu corpo gosta e precisa. Não é porque determinado alimento faz bem pro seu melhor amigo, que ele irá fazer bem pra você também!
9)     Compre alimentos orgânico e locais sempre que possível
Já coloquei aqui no blog a listagem dos alimentos mais contaminados por agrotóxicos, lembram? Então se você não consegue comprar todos os alimentos que consome orgânicos, compre ao menos os que são campeões de agrotóxicos, ok?
Tenho certeza que sua saúde vai agradecer o investimento!
10)   Restrinja ao máximo produtos industrializados, processados, congelados, e com excesso de aditivos químicos. (açúcar branco, farinha branca, gordura hidrogenada e trans, refrigerantes, margarinas, embutidos, sucos industrializados, enlatados). Procure sempre alimentos frescos, conservas, sopas, sucos caseiros e produtos de origem orgânica sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos, antibióticos, hormônios e aditivos sintéticos. LEIA O ROTULO ANTES DE COMPRAR ITENS INDUSTRIALIZADOS. 
Regra básica, quanto menos industrializado, melhor, ok? Nosso organismo não foi projetado pra reconhecer esse monte de aditivo químico. Assim, tudo o que a gente come, que o organismo não reconhece, se transforma em toxinas dentro do nosso corpo, causando uma série de complicações, como por exemplo inflamação nos tecidos, que pode levar à obesidade.
11)   Use cereais (arroz, painço, trigo, milho, aveia, centeio, cevada, quinoa e amaranto) e farinhas integrais. Enriqueça farinhas brancas com cereais e sementes. Varie o consumo de cereais durante a semana. 
Varie sempre os cereais também. A maior parte de nossa alimentação deve ser oriunda desta classe alimentar. Mas lembre-se que o Brasil é riquíssimo nessa diversidade, e que não existe apenas 2 tipos de arroz: o branco e o integral.
Existem esses e mais o vermelho, o comprido, o preto, fora os outros cereais, ok?
12)   Prefira a fruta in natura do que seu suco. E evite consumí-las durante a refeição ou como sobremesa para não atrapalhar na digestão. 
Aqui deixo bem claro o uso do bom e velho bom senso: tudo que é in natura é melhor, obviamente, pois está mais fresco. Porém, contudo, entretanto e todavia, se você não costuma consumir alimentos in natura por algum motivo...antes consumir as frutas por meio de sucos, por exemplo, do que não consumi-las!
13)   Não cozinhe os alimentos, principalmente os vegetais, em excesso. Prefira cozinhá-los no vapor e reutilizar a água de cocção para não perder suas vitaminas. 
Lembre-se se sempre que quanto mais se expõe o alimento ao calor, mais se perde de seus nutrientes. A melhor forma de cozinhar um alimento é no vapor!
14)    Evite leite e queijos pasteurizados, dão preferência a leites e derivados crus e/ou orgânicos. Caso não haja uma restrição nutricional do consumo de leite, prefira os seus produtos fermentados como o iogurte, kefir e a coalhada e os queijos feitos a partir do leite cru como queijo de minas curado da Serra da Canastra. 
É, sou meio contra o uso de leite. Pois acho que necessitamos do leite de nossa mãe no início da vida. Somo o único mamífero do mundo, que continua tomando leite depois de desmamados...e o pior, tomamos leite de um animal de outra espécie. OI?
Porém, caso o leite não lhe faça mal, opte por consumir leite de vaca criada solta, ok? Pois esses de caixinha estão muito, mais muito longe de ser um alimento benéfico. Pense nisso antes de dar leitinho de caixinha pro seu filho, ok?
15)   Não substitua a manteiga por margarina. Use manteiga com moderação nos  pães integrais dentro de uma dieta rica em verduras, frutas e cereais integrais. Nunca frite a manteiga, prefira a gordura do coco e os óleos vegetais. 
Gorduras são essenciais ao funcionamento do nosso organismo e manutenção da vida. Porém, consuma as gorduras de boa qualidade, como é o caso da manteiga, azeite extra virgem, oleaginosas, peixes e até mesmo algumas frutas.
A margarina é um produto alimentício sintético e cheio de gorduras trans, que aumentem o LDL (colesterol ruim).
16)   Consuma carnes em geral (peixe, frango, vaca, porco...) e ovos com moderação e evite combiná-los com os feijão numa mesma refeição pois também são fontes de proteína e podem atrapalhar a digestão. Aprenda a utilizar a carne como o tempero do prato e nao como item principal do prato.
Precisamos do grupo das proteínas em nossa alimentação. Porém não da forma exacerbada que o Brasil consome. Basta 1 bifinho de frango do tamanho da palma da mão para atingirmos a recomendação diária de proteínas. Opte sempre por carnes magras, cozidas, grelhadas ou assadas.
Caso seja vegetariano faça com uso das leguminosas, algas e cogumelos, para não deixar faltar nutrientes em sue organismo!
17)   Use com moderação sal marinho, açúcar mascavo, mel e melado. Evite o sal e açúcar refinado. 
Nada em excesso é bacana! Não é porque existem recursos mais naturais para se salgar ou adoçar alimentos que devemos cair de boca, ok?
Aprenda a curtir o sabor real dos alimentos: macarujá, limão ou até mesmo um cafezinho.
O salgado ou o doce em excesso super estimulam nossas papilas gustativas e estas acabam por perder a sutileza do sabor natural dos alimentos.


Bom, é isso pessoal....espero que tenham gostado dos tópicos acima!

Ser saudável é uma questão de escolhas, não de restrições!
Alimente uma vida mais saudável
((♥))

Nenhum comentário: