sábado, 5 de abril de 2014

[IN] DIGESTÃO

Hoje em dia com o mundo louco em que vivemos, sempre escuto dos meus clientes que "não possuem muito tempo para se alimentarem". Por conta disso acabam comendo super rápido, junto com um refrigerante u suco, que na verdade serve para empurrar o alimento pra dentro, como se fosse um comprimido...

E olha só que interessante, são geralmente essas mesmas pessoas que relatam ter problemas de má digestão ou um quadro de azia ou refluxo ou algum outro desconforto proveniente da má digestão...que as vezes simplesmente pode ser resolvidos por hábitos simples!

Se você se enquadrou no perfil citado, saiba como melhorar esse desconforto:

A digestão é um processo fisiológico que ocorre dentro do nosso corpo. Ela converte em moléculas pequenas os nutrientes dos alimentos, que estão contidos em moléculas grandes. Para isso, os alimentos sofrem uma série de modificações físicas e químicas até serem reduzidos de tal modo que possam ser absorvidos pelo trato digestório e aí sim passam para a corrente sanguínea.

É na boca que os alimentos começam a ser reduzidos por meio da mastigação com o auxílio da saliva. Uma boa mastigação facilita a digestão e impede que o estômago receba pedaços grandes de alimentos; se isso ocorrer, haverá maior produção de suco gástrico e o processo digestório irá demorar mais.

Evite problemas digestivos, com uma rotina muito simples:
- Mantenha uma postura ereta durante as refeições e evite se deitar logo após alimentar-se;
- Coma em um local calmo e silencioso e concentre-se na refeição que está à sua frente;
- Para facilitar a digestão, evite alimentos gordurosos, ácidos, frituras e bebidas gasosas ou alcoólicas;
-Os líquidos devem ser ingeridos 30 minutos antes da refeição ou 1h30 depois, pois eles diminuem a concentração do ácido clorídrico no estômago, dificultando a digestão;
- Tenha o costume de mastigar bem os alimentos antes de os engolir. Existe um provérbio que fala “devemos mastigar os líquidos e beber os sólidos”


Alimente uma vida mais saudável
((♥))

Nenhum comentário: