segunda-feira, 21 de junho de 2010

Diferenças entre DIET & LIGHT

Quanta confusão existe em torno deste tema, não é mesmo?

Muita gente compra produto DIET e acha que é pra emagracer, tem gente que compra produto LIGHT e acha que é sempre com menos gordura...e por aí vai...

Para esclarecer toda essa confusão, achei importante abordar este tema, que na verdade é bem simples depois que a gente se torna ciente do assunto.


O que é DIET?

É todo alimento ISENTO de AÇÚCAR.
É o tipo de produto recomendado para pessoas com Diabetes.
Os alimentos isentos de açúcar são adoçados com edulcorantes (vulgo adoçante).
Já para as pessoas que somente querem emagrecer não é aconselhado que utilizem esses produtos, já que boa parte dos edulcorantes possuem valor calórico semelhante ao do próprio açúcar.

Confira abaixo a lista de edulcorantes e suas calorias:
Para comparação: valor calórico do açúcar refinado: 4 kcal/ g.


Vale a pena lembrar que a maioria dos alimentos utilizam mais de 1 tipo de edulcorante no mesmo produto, pois a mistura entre eles confere um sabor mais tolerável, o que pode aumentar ainda mais seu valor calórico.

Por exemplo: chocolates DIET normalmente possuem valor calórico elevado quando comparado ao tradiconal.



E o que é LIGHT?

É todo alimento produzido com redução de 25% de algum nutriente em comparação ao produto tradicional.
Normalmente os nutrientes reduzidos são: açúcar, caloria, colesterol, gordura saturada, gordura total, e sódio.
Ou seja, o produto LIGHT não é específicamente para aqueles que querem emagrecer e em sua maioria não são isentos de açúcar.

Exemplos:
- Shoyu light possui SÓDIO reduzido comparado ao Shoyu tradicional
- Iogurte light normalmente possui GORDURA reduzida comparado ao Iogurte tradicional
- Achocolatado light normalmente possui CALORIA reduzida comparado ao Achocolatado tradicional.


RESUMINDO:
Produtos DIET ou ZERO AÇÚCAR são específicos para indivíduos Diabéticos.
Produtos LIGHT são para diversas finalidades.


LEMBRE-SE:
- LEIA SEMPRE O RÓTULO DOS ALIMENTOS!
- Crie o hábito de ver o quadro de INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS, INGREDIENTES do alimento e DATA DE VALIDADE.
- Assim você evita confusões e não é enganado!

3 comentários:

Douglas Santos disse...

Ótima matéria Paty ! É bom deixar claro que ao invés de procurar fazer uma dieta por conta própria, é sempre melhor procurar alguém especializado como você.
Parabens
Abraço

anaraissa disse...

oi patricia, gostei muito do seu blog... informações muito interessantes.... se puder, depois vc poderia colocar dicas de como engordar com saúde? heheh... ao contrario de todas eu queria engordar!!!! beijos e parabéns pela iniciativa.

Marcela disse...

Pati, adorei o post!!
E o leyout do seu blog ta lindo!!!

Continue crescendo Socia! Rss!!

beijos