Receitinha vegetariana (e também Vegana)
Porém ainda existe um certo preconceito com a Soja.
Apesar dessa rica leguminosa e muitos de seus produtos não fazerem parte da dieta dos brasileiros, que se dizem não habituados a seu sabor, vários estudos mostram grandes benefícios a saúde humana. Para aumentar o consuma da soja, é interessante que os profissionais da área tentem elaborar receitas e preparações diferenciadas ou com condimentos que reduzem ou mascarem o sabor residual.
Abaixo, segue a receitinha da minha mãe.
Acredite já "enganamos" várias pessoas da família que comem achando que é carne vermelha, principalmente minha avó, que só de escutar o nome "soja" já tem calafrios! rsrs
Receita de Strogonoff de Proteína de Soja
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de proteína de soja (daquela maiorzinha);
- 1xícara (chá) de água morna (para hidratar a soja);
- 2 colheres (sopa) de azeite;
- ½ cebola em rodelas;
- 2 colheres (sopa) de molho inglês;
- 2 colheres (sopa) de catchup;
- ½ copo de água quente;
- Temperos (sal, pimenta do reino, molho de pimenta);
- 10 azeitonas verdes sem sementes e picadas;
- 20 champignons cortados;
- 1 colher (sopa) de conhaque (OPCIONAL);
- 1 lata de creme de leite c/ soro (se for Vegano, pode usar o Creme de soja).
Modo de preparo:
Para hidratar o a proteína de soja, coloque em um recipiente, 1 xícara (chá) de soja e 2 xícaras (chá) de água morna. Deixar por aproximadamente 20 minutos até absorver toda a água. Reservar.
A soja vai duplicar de tamanho.
Em seguida virar em uma peneira para escorrer bem e passar umas três vezes em água corrente para sair bem a espuma e apertar bem para ficar bem seca.
É muito importante lavar a soja com água corrente até retirar TODA a espuma que fica (pois nessa espuma contém fitato, que deixa um gosto residual "ruim" na soja).
Cortar cada pedaço da proteína em pedaços menores. Reservar.
Colocar o azeite na panela, a cebola e fritar um pouco, em seguida colocar a proteína de soja, o molho inglês, o catchup mexer, (mexa até o caldo quase secar) depois colocar a água, o sal e outros temperos sempre mexendo, deixar em fogo fraco (como se estivesse refogando). Experimentar se está bom o tempero. Deixar secar um pouco. Colocar as azeitonas, champignon e o conhaque.
Cozinhar mais um pouco (caso fique muito seco pode colocar mais um pouquinho de água quente), por ultimo colocar o creme de leite, mexer bem, deixar mais alguns minutos no fogo baixo, desligar. Sirva em seguida.
Para acompanhar esse prato, você pode fazer batatas sautté e arroz integral ou ainda quinua.
Bon Apettit!!
2 comentários:
Este é um prato que eu sempre ordem espero ter a chance de experimentá-lo, mas feito de forma mais profissional, eu acho que eu iria tentar restaurantes de Vila Leopoldina
Muito bom trabalho numas ONG vou tentar fazer
Postar um comentário