segunda-feira, 27 de maio de 2013

Temperos Funcionais


O uso de temperos tem grande contribuição para os sabores e aromas da culinária. Na escolha dos temperos é necessário cuidado, pois produtos industrializados como: massa de tomate, caldos em tabletes ou em pó, realçadores de sabor, etc., muitas vezes trazem no rótulo informações como: “tempero natural”, “ingredientes naturais”; mas na verdade, contém gorduras trans, corantes, aromatizantes artificiais e outras substâncias que atrasam a digestão e provocam irritação gástrica e intestinal.

Em substituição aos produtos industrializados,  são  bem  vindos os  temperos  que a natureza nos oferta e que, além de sabores diferenciados,  contém substâncias saudáveis como: óleos essenciais, antioxidantes e constituintes funcionais. 

Seguem alguns exemplos:
1. Tomate (para carnes, molhos): é muito rico em vitaminas, principalmente B, C, K e A; também em minerais, sobretudo magnésio. Tem propriedades diurética e laxativa, além de promover a eliminação do ácido úrico. Apresenta o Licopeno, substância que lhe dá a cor vermelha, composto bioativo que atua na prevenção de cânceres, principalmente de próstata. Dê preferência ao tomate orgânico, em função de que é comum o uso de agrotóxicos para o cultivo.   

2. Limão (para saladas, em substituição ao vinagre): Rico em vitamina C que melhora a absorção de ferro pelo organismo,também combate radicais livres, prevene o escorbuto e o envelhecimento precoce. 


3. Uvas (uva itália/passas para tempero de saladas)Ricas em vitaminas C e do complexo B além da grande quantidade de minerais: potássio, magnésio, enxofre, ferro, cálcio e fósforo. Estimula a função hepática, é alcalinizante combatendo a acidez sanguínea, sendo indicada para pessoas intoxicadas pelo excessivo consumo de carnes. Tem ação diurética, desintoxicante, estimulante do apetite, tônica e reconstituinte das funções intestinais (anti-flatulenta, laxativa e anti-fermentativa). Os flavonóides presentes nas cascas previnem a aterosclerose e o câncer. OBSERVAÇÃO: o sulfato de cobre pulverizado nas videiras pode ser removido deixando-se as uvas de molho em solução de água com vinagre.

4. Cebola (tempero universal para carnes, arroz, molhos, saladas, etc.)Contém vitamina C, acido fólico e minerais como o potássio. Contém compostos sulfúricos “Allium” que atuam na circulação sanguínea evitando formação de coágulos e hipertensão arterial. Estimula a secreção estomacal e biliar, melhorando a digestão e é benéfico em doenças infecciosas como resfriado, tosse, bronquite, etc. É um alimento prebiótico, ou seja, promove a colonização benéfica da flora intestinal.

5. Alho (para carnes, arroz, molhos)Rico em selênio e germânio, atua como antioxidante e regulador do sistema imunológico. Também contém cálcio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas A, B1, B2 e C. Apresenta um componente denominado Alicina que tem ação antibiótica, reduz colesterol, controla a hipertensão arterial e a glicose sanguínea e tem ação anti-cancerígena. É um alimento prebiótico, promovendo colonização da flora intestinal benéfica. 

6. Gengibre (tempero para o cozimento de frutas, para chás e sucos)Contém cálcio, fósforo, ferro e niacina. É eficaz na prevenção da náusea e aumento do apetite de pessoas inapetentes uma vez que estimula a salivação. Atua na digestão, na flatulência  (gases) e como relaxante em cólicas. Também reduz a formação de coágulos sanguíneos melhorando a circulação e evitando doenças cardiovasculares; combate tosse, gripe, resfriados, bronquite, reumatismos e artrites. 

7. Semente de Gergelim (tempero de saladas, omeletes, preparações salgadas e doces)É rico em vitaminas A, E, B1, B2, niacina, cálcio, fósforo, ferro, fibras e óleos essenciais: ômega-3 e ômega-6, removendo gorduras saturadas sanguíneas (protetor cárdio-circulatório). Age contra radicais livres prevenindo o envelhecimento; é rico em fitoestrógeno, protetor contra o câncer, doenças cardiovasculares e osteoporose. Apresenta ação energética (medicina chinesa) sobre o pulmão, baço, pâncreas, fígado e rins.

8. Semente de linhaça (tempero de saladas, omeletes, preparações salgadas e doces, batidas e sucos)rica em ácidos graxos essenciais (ômega-3 – protetor do coração); atua no sistema de defesa do corpo prevenindo inflamações, sendo benéfico em doenças auto-imunes (lupus) e alergias;  possui diversos minerais incluindo o zinco. Contém fibras (mucilagem e pectina) que lhe conferem propriedades laxativas e as lignanas (precursores do estradiol). Têm atividade  anti-fúngica, anti-bacteriana e anti-carcinogênica, principalmente das mamas.

9. Sementes de girassol (tempero de saladas, em preparações quentes, biscoitos e bolos caseiros)contém vitamina D, que ajuda na absorção de cálcio e previne a osteoporose, E, complexo B e fósforo. É rica em óleos poliinsaturados, prevenindo doenças cardiovasculares; e em fitoestrógenos, que auxilia no controle de alguns hormônios sexuais e, eventualmente alivia os sintoma de TPM por atenuar a queda de estrógeno que ocorre nesta fase. Essas sementes, por ter a propriedade de reter energia solar, transmitem imensa vitalidade às pessoas que as ingere.

10. Óleo de oliva / azeitonas (tempero de saladas, especialmente, e em preparações salgadas)Ótima fonte de ácido graxo monoinsaturado ômega-9 que previne a aterosclerose, pois ajuda na diminuição do colesterol LDL (ruim) e no aumento do colesterol HDL (bom). Melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas, sistema hepato-biliar e intestino, por estimular a produção de secreção hepática. Também ajuda na absorção das vitaminas lipossolúveis (A,D,E,K) e alguns minerais. É rico em antioxidantes (vitamina E), prevenindo o envelhecimento.

11. Salsinha/cebolinha verdeRico em antioxidantes, vitamina C, ferro, cálcio, ácido fólico e carotenos. Possui efeito diurético, benéfico em casos de retenção de líquidos, função renal insatisfatória e hipertensão arterial; também utilizado no tratamento da Gota. Bom também para anemia, catarata.






12. Orégano: Ativador do sistema digestivo e sexual; atua como diurético e anti-flatulento.











13. Manjericão
 Contém óleos essenciais capazes de excitar a atividade das mucosas das vias respiratórias e gastrointestinais; também benéfico aos rins e nervos.









14. Coentro (aromatizar peixes, frutos-de-mar, carnes brancas e legumes)
É fonte de vit. C, magnésio, cálcio, fósforo, ferro, fibras. Modera o apetite, auxilia em problemas estomacais, gases e cólicas. Tem propriedade diurética e ansiolítica (reduz a ansiedade, nervosismo).








15. Louro (feijão)
Têm ação digestiva e carminativa (anti-flatulento, contra gases); utilizado no tratamento de afecções gástricas e reumáticas.











16. Hortelã ou menta
É rico em cálcio, ferro, fósforo, vitaminas A, C, e do complexo B. Possui ação digestiva, tônica, anti-espasmótica e calmante. Purifica o hálito, combate gripe e resfriados e vermes.










17. Alecrim
Possui substâncias antioxidantes (ácido carnosóico, ácido rosmarínico, ácido ursólico), que previnem doenças cardiovasculares e estimula a circulação. Ativa a função do pâncreas (ajuda no tratamento do diabetes), auxilia na digestão e tem propriedades anti-reumáticas.


18. Canela (tempero para o cozimento de frutas, preparações doces, carne vermelha, ensopados, para chás)É rica em cálcio e seu principal constituinte ativo é o aldeído cinâmico. Tem propriedades contra gases, úlceras estomacais causadas por stress, hipertensão arterial, resfriados e dores abdominais.                            
           
                              






DICAS:
* Outros temperos naturais que podem ser utilizados: tomilho, alcaparras, funcho, manjerona, sálvia e pimenta (apesar das propriedades funcionais, o consumo exagerado da pimenta pode causar irritação gástrica).
* Molho caseiro natural de abóbora com shoyu e colorau:Cozinhar 1 pires de abóbora com um ½ xícara de água até dissolver; acrescentar shoyu e colorau, adicionar outros temperos
naturais, a gosto.  
* Receita de sal temperado natural: misturar 250g de sal marinho, 6 dentes grandes de alho
bem picado, 1 saquinho de cada: salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, todos desidratados.Manter a mistura sob refrigeração.

Nenhum comentário: