sexta-feira, 28 de junho de 2013

Como cozinhar pode mudar sua vida


A cura para o que nos aflige, tanto em nossos corpos e em nossa nação, podem ser encontrados na cozinha. É um lugar para reconstruir a comunidade e conexão, fortalecer os laços com a família e amigos, ensinar vivificante habilidades para os nossos filhos, enriquecer e nutrir nossos corpos e nossas almas.


Os números alarmantes que não podemos mais ignorar

No entanto, no século XXI, nossas cozinhas (e as nossas papilas gustativas) foram sequestrados pela indústria de alimentos. Nos Estados Unidos, em 1900, apenas 2 por cento de refeições foram comidos fora de casa, hoje esse número é superior a 50 por cento.
A comida como substâncias oferecida pelo sistema alimentar industrial "engana" as nossas papilas gustativas com um prazer momentâneo. Mas nossa biologia rejeita o lixo que jogamos em nossos genes e em nossas vias hormonais e bioquímicas.
Sua língua pode ser enganada e seu cérebro pode se tornar viciado pelas combinações de gordura, açúcar e sal contidos nos alimentos industrializados, mas sua bioquímica não consegue lidar com essa combinação, e o resultado deste desastre é que na América de hoje, 70% de nós está acima do peso, e as taxas de obesidade são estimadas em acima de 42% até o final da próxima década (de apenas 13% em 1960). 
Hoje, um em cada dois americanos tem ou pré-diabetes ou diabetes. Em menos de uma década, a taxa de pré-diabetes ou diabetes em adolescentes aumentou de 9% para 23%. 
Sério? Quase um em cada quatro crianças tem pré-diabetes ou diabetes tipo 2? 
Sim, e, talvez ainda mais chocante, 37 por cento das crianças com peso normal têm um ou mais fatores de risco de complicações cardiovasculares, como hipertensão arterial, colesterol elevado ou hipertensão açúcar, porque, embora a comida industrializada não faça você engordar, faz você adoecer! A indústria de alimentos tributa a nossa saúde e compromete o futuro (da saúde) dos nossos filhos. As crianças obesas ganharão menos, sofrerão mais e morrerão mais cedo.

É hora de retomar nossas cozinhas e nossas casas


Transformar a indústria de alimentos parece ser algo gigantesco, mas é na verdade um reparo fácil. A solução está em nossas carrinhos de compras, nas geladeiras, em nossos armários e em nossas mesas de jantar. Este é o lugar onde o poder está. São as centenas de pequenas escolhas que você faz todos os dias, que vão derrubar a indústria de alimentos "maléficos a saúde".

 Cozinhar comida de verdade é um ato revolucionário


Perdemos os meios de cuidar de nós mesmos.

Os Estados Unidos já estão na segunda geração de americanos que não sabem cozinhar. Algumas na América não sabem como identificar até mesmo os vegetais e frutas mais básicos, os nossos filhos não sabem de onde vem sua comida ou até mesmo que ela cresce em uma fazenda. Cozinhar significa microondas. A comida "cresce" em caixas, sacos de plástico e latas. Ler etiquetas é na maioria das vezes inútil na identificação da fonte dos alimentos, os ingredientes são na sua maioria projetos da ciência de fabricação industrial onde nada se parecem com os alimentos reais (pensem aqui nos "aromatizados com", "sabor de", "e demais compostos sintéticos"). Estamos fazendo uma lavagem cerebral de que fazer ou cozinhar alimentos custa muito caro, é muito difícil, e leva muito tempo. Por isso, contamos com alimentos de conveniência de baixo custo. Mas estes não são tão conveniente quando pensamos no quanto de dinheiro gastamos  em medicamentos por mês, em quando não se pode trabalhar porque está doente, gordo e lento, ou quando nos sentimos tão ruim que não podemos apreciar a vida mais ou curtir nossa família mais. Os americanos (e nós Brasileiros também) gastam oito horas por dia na frente de uma tela (computador ou televisão) e passa mais tempo assistindo programas de culinária que realmente cozinhando. Conveniência está, que está nos matando.
 

A "comida de verdade" pode ser mais barata


Escolha ingredientes simples, cozinhe a partir do zero, faça compras em feiras e mercados orgânicos, ou compre diretamente de produtores, hortas comunitárias. Se você fizer uma lista de compras com seus amigos e vizinhos verá que essa compra em maior quantidade e diretamente com produtores será muito mais econômica. Europeus gastam cerca de 20% de sua renda em alimentos, os americanos apenas cerca de 9%. E você, quanto gasta?

O alimento é o melhor investimento em sua saúde.


Eu acredito no poder da inteligência coletiva. Aqui no Brasil e nos grandes centros como São Paulo, temos muita sorte, pois existem vários restaurantes e chefes renomados que visam pela alimentação orgânica, natural, afetiva, e que experimentam e nos brindam com suas criações saudáveis e funcionais. Nós temos tudo o que precisamos para uma alimentação saudável ao nosso redor.  Nós somos a resposta. Nós somos os revolucionários que continuaremos a mudar o padrão de alimentação e saúde (em nós e que reverberá nos outros).

Na verdade, a comunidade é a cura!

Sim, é preciso mudar a política (no caso alguns padrões ANVISA sobre rotulagem nutricional), a fim de alterar os ingredientes de alimentos industrializados que tendem a substituir a "comida de verdade", com todo seu alto teor de gordura processada, açúcar, farinha e gordura trans encontrados em qualquer prateleira de produtos alimentícios. Sim, precisamos acabar com o marketing de alimentos para crianças. Precisamos fazer com que as escolinhas infantis tenham cantinas mais saudáveis, com alimentos de verdade, que realmente favoreça o crescimento e o aprendizado. 

Este texto foi traduzido e adaptado, clique aqui para ler o original.

Seja a mudança que você tanto espera!
((♥))

Nenhum comentário: