quarta-feira, 18 de setembro de 2013

5 Dicas de lanchinhos saudáveis

Aí geralmente as pessoas acabam pecando nos lanhes entre as principais refeições pois relatam ser difícil levar lanche pro trabalho, escola ou seja lá o que for.

Muitos relatam comer 1 salgado na cantina de escola, por ser a opção "única" que tem... (será?)
OU não fazer o lanchinho pois no trabalho não tem como tirar uma pausa...(não mesmo?)
OU alguma outra desculpinha ou apenas a pessoa realmente não sabe como tornar o lanchinho rápido e saudável.


Tenha sempre em mente:

Ou você faz pequenas pausas no seu dia para cuidar da sua alimentação 
OU seu organismo um dia irá lhe "pausar" à força.
(eu prefiro ficar com a primeira opção!)


Pois bem, este post tem o intuito de lhe provar exatamente o contrário.
Sabendo fazer a escolha certa, seu lanchinho pode sim ser fácil e saudável.


DICA 1: Frutas in natura
Estas devem estar sempre presentes. Principalmente a maçã, a pêra, a banana, a ameixa, o caqui, entre outras, pois seu tamanho as torna porção única. Além do que é super fácil de carregá-las. Basta lavá-las adequadamente, embrulhar em papel toalha ou colocar dentro de um potinho e pronto! Ela estará presente na hora da fome.
As frutas são ótimas opções para os lanches, pois além das vitaminas e minerais, são ricas em fibras que saciam a fome e causam bem-estar


DICA 2: Oleaginosas e sementes

Castanha de caju, Castanha do Pará (agora chamada de castanha do Brasil), amêndoas, sementes de girassol, abóbora e linhaça, são ótimas fonte de gorduras boas e fibras. Porém são calóricas! Então coma, mas sem exageros. Aproximadamente 1 punhadinho por dia. 

Quanto é 1 punhado? O que você conseguir pegar apenas com 1 mão!





DICA 3: Frutas secas (ameixa, damasco, passas,...)
As frutas secas todos conhecem, mas o que são as desidratadas e liofilizadas? Na primeira, o alimento é aquecido até que a água evapore, já na liofilização o produto é submetido a baixas temperaturas e pressão, e a água passa diretamente do estado sólido para o gasoso. No mercado você consegue comprar frutas secas a granel. Já as demais os pacotes até se assemelham às embalagens de “salgadinhos”. Mas o petisco que trazem é bem diferente: pedaços de abacaxi, maçã, mamão e banana, entre outros, também sequinhos e crocantes. São super nutritivas e saborosas.


DICA 4: Iogurtes (pode adicionar pedaços de frutas in natura, secas, desidratadas, granola, aveia, linhaça...)
Para quem não é alérgico, o iogurte é uma boa opção para variar o cardápio dos lanchinhos. Hoje existem no mercado inúmeras opções de iogurtes. Para beber, para comer, de diversos sabores, com pedaços de frutas, com cereais, etc...Sinta-se a vontade para escolher o que deseja. Porém, tenha o hábito de olhar o rótulo. Nele contém informações nutricionais importantes, como: quantidade de açúcar, gordura e calorias. Também não se esqueça de olhar a data de validade! Depois de feito isso, você tem a opção de escolher o que mais se adéqua a sua fome e ao seu plano alimentar.

DICA 5: Barrinhas de cereal
Assim como os iogurtes, as barrinhas possuem inúmeras opções. De diversos sabores, tanto doces quanto salgadas, com pedaços de frutas, com chocolate, etc...Mas não se esqueça de ler o rótulo e ver qual delas melhor se adéqua ao seu plano alimentar!
As fotos acima foram enviadas por um cliente.
A foto abaixo é da minha mesa de trabalho. Tenho sempre vários potinhos assim consigo ir variando os lanches. 
Costumo ter também iogurtes e cookies por aqui.


Organizando assim como eu, em potinhos, você consegue armazenar em qualquer espaço pequeno.
PS: Você pode comprar MIX de sementes e MIX de frutas secas. (igual aos meus 2 potinhos maiores)

Você encontra esses MIX a granel em mercados!     =o)

E acredite, quando você começar a levar esses lanchinhos saudáveis, seus amigos de trabalho vão começar a pedir um pouquinho pra você.
(Minha chefe sempre quando vinha me visitar, já abria minha gaveta e pegava uns 3 damascos!)

Contagie seus amigos com bons exemplos!

E aí, gostou das dicas?
Escreva o que achou desta matéria nos comentários...

Alimente uma vida mais saudável!
((♥)) 

2 comentários:

Lucia Santos disse...

Olá,

Obrigada por me ajudar em minha vida. Amooo suas dicas.

Parabéns.

Beijinhos

Patricia Ambrogi disse...

Oi Lucia
Muito obrigada!
É muito bom saber que as pessoas gostam das dicas!
=o)