terça-feira, 24 de setembro de 2013

Churrasco Vegetariano

As estações quentes estão chegando e com elas, também retorna a nossa rotina dominical a prática do churrasco. Um churrasco entre amigos, comemorando seja lá o que for – ou mesmo não comemorando nada, é algo que marca o verão. “O problema é que as carnes ideais para o churrasco são pesadas para o verão as chances de passar mal aumentam bastante no calor”.

Mesmo com o calor escaldante, alguém consegue desistir do churrasco? É claro que não! Optar por uma versão vegetariana é um caminho que, apesar do estranhamento inicial, pode te iniciar em uma dieta saudável, onde a sensação de empanzinamento e a temida azia não existem mais! 

Confira as dicas

Espetinhos: Cebola, tomate, berinjela, cenoura e, para os gourmet, shitake e aspargos. 
São diversas opções para inovar no tradicional espetinho. Para quem procura uma dieta saudável, essa é a melhor indicação.
- A cebola contém selênio, que fortalece o sistema imunológico.
- O tomate é super leve, rico em vitaminas A e C e licopeno, substância que diminui o risco de problemas cardiovasculares.
- A berinjela, (deliciosa quando acompanhada de orégano e pimenta do reino) possui o ácido clorogênico, um dos mais poderosos antioxidantes, que atua na prevenção de diversas doenças.
- O shitake pode ser levado à brasa com azeite e é fonte de fibras. É conhecido como “tônico da longevidade” e ainda possui minerais que o nosso corpo não fabrica, mas que são essenciais para o seu bom funcionamento.
- O aspargo é fonte de ácido fólico e complexo de vitamina B, ideal para evitar problemas cardiovasculares e ainda, reduz a inflamação. 

Dica extra: fica bem gostoso também colocar pedaços de abóbora na grelha (geralmente usada para peixes), ou brócolis fechadinho no papel alumínio com molho shoyu e coloca junto com a brasa (ou batata ou cebola).

Acompanhamentos: Nutritivo e repleto de fibras, o arroz integral promove a saciedade, aplacando a fome. Deixe várias travessas de saladas e potes com temperos na mesa. Aqui, também vale aquela sua receita especial de molho vinagrete.

Sobremesa: Para encerrar o seu churrasco saudável, tenha a disposição na mesa frutas da época como abacaxi, acerola, lichia, melão e pêssego. Inclusive, ao levar o abacaxi e a banana na brasa, o calor realçará o sabor.

Fonte adaptada do site Vegetarianos 

E aí, gostou das dicas?
Escreva o que achou desta matéria nos comentários...

Alimente uma vida mais saudável!
((♥)) 

Nenhum comentário: