A “Pitaia”, “Pitaya” ou, “Saborosa”, é um fruto nativo do México e América do Sul e também cultivados no Vietnã, Malásia, Israel e China .
O termo Pitaia significa fruta escamosa, também sendo chamada de Fruta-Dragão (Dragon Fruit) em algumas línguas, como o inglês. Como a planta só floresce pela noite (com grandes flores brancas) são também chamadas de Flor-da-Lua.
A FRUTA:
A fruta pode pesar entre 150-600 gramas e seu interior, que é ingerido cru, é doce e tem baixo nível de calorias. Da fruta se faz suco ou vinho; as flores podem ser ingeridas ou usadas para fazer chá. As sementes se assemelham às do gergelim e se encontram dispersas no fruto cárneo.
Existem 2 tipos: a vermelha e a branca (que tem casca amarela ou vermelha).
- As Pitaias de casca vermelha, são grande fonte de Vitamina C.
- Pitaias são ricas em fibras e minerais, principalmente fósforo e cálcio. As vermelhas são ricas em fósforo, as amarelas em cálcio.
- As sementes são ricas em gordura poliinsaturada, e as vermelhas em particular possuem pouca gordura saturada.
- Pitaias também possuem quantidades significantes de antioxidantes, que previnem os radicais livres.
- A Pitaia supostamente aumenta a excreção de metais pesados e diminui o colesterol e pressão sanguínea. Comer regularmente alivia doenças crônicas do sistema respiratório.
UTILIDADE
Além dos citados acima, pode-se usar para o preparo de refresco, sorvetes, saladas, aperitivos, iogurte, mousses, geléias e doces.
Caso nunca tenha provado desta fruta e queira experimentar, você consegue encontrá-la no Mercado Municipal de SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário