sábado, 10 de março de 2012

Receita Caseira de Bebida Esportiva

Durante a atividade física, nosso corpo produz calor que é proporcional à taxa de trabalho realizado pelo músculo. E este  calor deve ser dissipado.
O suor (sudorese) é uma resposta fisiológica do organismo na tentativa de evitar que a temperatura corporal se eleve demais,  resfriando assim nosso corpo. 

Não é o ato de suar que faz nossa temperatura baixar, e sim o momento em que nosso suor evapora. 
Tanto é que se colocarmos a mão na parte do nosso corpo que mais transpira, ela vai estar geladinha!

(Por isso que as salas de ginástica com ar-condicionado não são tão bacanas...
o melhor mesmo é um espaço aberto com janelas, para que o calor possa se dissipar).

Se a atividade que praticarmos for de longa duração, é necessário então fazer a reposição hídrica, senão ao perder líquidos e não repor, podemos chegar a um quadro de desidratação. O que acaba diminuindo nosso rendimento e pode trazer riscos a saúde.

Para a reposição hídrica podemos ingerir Água ou os Repositores Isotônicos, que são mais indicados para atividades com mais de 45 minutos de duração.
As Bebidas Esportivas Isotônicas têm a função de reidratar o organismo, contendo água, carboidratos (glicose, maltodextrina) e eletrólitos (sódio, cloreto e potássio) perdidos no suor.
Os carboidratos além de serem fontes de energia para os músculos em atividade (melhorando a performance), também estimulam a absorção de líquidos e eletrólitos no intestino delgado. Os eletrólitos determinam a manutenção de líquidos corporais e evitam a diminuição de sódio plasmático (hiponatremia) que causa desidratação, tonturas, cãibras e pode levar à morte.



Saiba como preparar sua própria Bebida Esportiva (Repositor Isotônico)

Opção 1: 
3 colheres (sopa) de groselha + 1 litro de água + 1/4 colher (chá) de sal

Opção 2: 
4 colheres (sopa) de maltodextrina + 1 litro de água + 1/4 colher (chá) de sal

Opção 3: 
1 embalagem de gelatina + 1250ml de água + 1/4 colher (chá) de sal


Nenhum comentário: