Em 2010 foi publicada uma interessante revisão sobre os efeitos da ingestão de água no controle de peso. Os resultados mostraram que beber água resulta numa ingestão menor de calorias e maiores taxas de oxidação de gordura quando comparado a outras bebidas. O leitor aqui vai se perguntar: então água emagrece?! A resposta é: sim!
Não quer dizer que a água tenha um componente mágico e emagrecedor. Ao beber mais água, o indivíduo deixa de consumir bebidas calóricas como sucos, chás e refrigerantes adoçados. Mesmo que essas bebidas tenham um índice glicêmico considerado baixo, podem fornecer em torno de 120 a 200 kcal/por porção e essa quantidade de açúcar eleva a concentração de insulina, resultando momentaneamente na diminuição da queima de gordura.
O consumo de refrigerantes do tipo “cola”, sucos e leite pode agregar 10 a 15% a mais de calorias numa refeição quando comparados a beber água, refrigerante diet ou não beber nada. Estratégias como ensinar e estimular as crianças a beber água durante o dia nas escolas resultaram numa manutenção do IMC, quando comparados ao grupo de crianças que não recebeu esse estímulo.
Ainda faltam dados sobre intervenções randomizadas e a longo prazo sobre o efeito da ingestão hídrica na perda de peso e prevenção da obesidade em crianças e adultos, mas pode-se dizer que há fortes evidências para recomendar o aumento no consumo de água para o controle do peso.
Fonte: Nutrition Today, através do site http://www.meunutricionista.com.br/noticias.exibir.php?id=2770 em 07/03/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário